Hoje é um dia que marca um divisor de águas para muitos usuários de Windows 10. Com o encerramento do suporte da Microsoft, a migração para o Windows 11 se tornou uma necessidade urgente. Mas, adivinha? O famigerado Windows 11 media creation tool deu pau justo no dia mais crítico. A situação, como diria meu avô, é de “dar nó na cabeça”. Vamos destrinchar isso.
O que está acontecendo?
Primeiro, é essêncial entender o que se passou. A Microsoft anunciou que a versão 26100.6584 do seu media creation tool, lançada em setembro de 2025, está apresentando problemas. Usuários estão relatando que, ao tentar executar o aplicativo, ele simplesmente some da tela... sem um aviso ou erro. Isso é um problema., especialmente hoje, quando o suporte para o Windows 10 finalmente se esvai. Sem atualizações de segurança, os computadores que ficarem para trás poderão ficar vulneráveis a ameaças e bugs.
Por que isso é um problema?
O media creation tool é a ferramenta padrão para quem quer criar um drive USB ou DVD bootável para instalar o Windows 11. Normalmente, você acessa a página da Microsoft, baixa a ferramenta e... pronto! Facinho. Mas agora, com essa pane, muitos usuários se veem sem opções. Isso leva à seguinte questão: o que fazer agora?
Alternativas para o upgrade
Calma, não é o fim do mundo. Se você não está conseguindo usar o media creation tool, há outras maneiras de fazer a transição para o Windows 11. A primeira e mais simples é verificar o Windows Update nas configurações do seu computador. Se o Windows 11 estiver disponível, basta clicar para instalar. Mas, e se você não tiver essa opção?
Instalador de Atualização do Windows 11
Outra alternativa é usar o Windows 11 Installation Assistant. Essa ferramenta faz a atualização diretamente no computador onde está rodando, mas não serve para outros dispositivos. Se você precisa atualizar mais de uma máquina, pode ser um perrengue. A solução que a Microsoft sugere é baixar a imagem ISO do Windows 11. Isso pode ser um pouco mais técnico, mas vale a pena se você tem mais de um PC para atualizar.
Como baixar a ISO
Para isso, vá até a seção de Download Windows 11 Disk Image (ISO) no site da Microsoft. Escolha sua linguagem e faça o download. A imagem ISO é uma forma prática de realizar a instalação, pois você pode montá-la no seu Windows 10 e executar o setup.exe diretamente. Se você quer levar para outro PC, só precisa transferir a ISO para um USB e rodar de lá. Apenas lembre-se que a ISO é um arquivo de aproximadamente 7GB, então tenha um espaço bacana no seu pen drive.
Reflexões finais
É uma situação complicada, sem dúvida. A transição de sistemas operacionais é sempre um desafío, e o timing dessa falha é particularmente infeliz. Para quem ainda está no Windows 10, a melhor recomendação é agir rápido. Como diz o ditado: “quem não arrisca, não petisca”. Não deixe para amanhã o que você pode atualizar hoje. O futuro do seu sistema operacional depende disso!
Se você ainda está em dúvida sobre atualizar ou não, lembre-se que o suporte para o Windows 10 acabou. Isso significa que, a partir de agora, você está por sua conta e risco. Então, se joga nessa atualização e abrace o novo!